sábado, 15 de outubro de 2011

Strudel de Maçã, Frutas Secas, Mel e Limão



Tinha na memória este strudel há muitos anos. Comíamos em Porto Alegre, quando minha prima Negra era viva. Ela havia aprendido com judeus seus amigos, com quem ela havia trabalhado por muito tempo. Outro dia achei num blog de comida judia uma receita parecida e me lembrei. Domingo aproveitei um tempo livre que tinha e fiz. O recheio é igual ao que a Negra fazia, a receita que vi não levava as frutas secas todas, nem o limão.  A Negra além de uma prima muito querida, era uma cozinheira de fazer inveja. Fazia milagres com coisas muito simples. Morreu há alguns. Tenho saudade da alegria e da simplicidade dela. Esta receita é em homenagem a ela

Massa
1 caixa de massa folhada de supermercado (prefiro a arosa)
Farinha de trigo para polvilhar a mesa de trabalho

Recheio

4 maçãs picadas
1 punhado de amêndoas picadas
1 punhado de nozes picadas (pode ser pecan ou européia, tanto faz)
1 bom punhado de passas (de preferências misturadas brancas e pretas)
Alguns damascos doces e secos picados (não mais que dez)
Algumas tâmaras picadas (não mais que dez)
Suco de uma laranja
Suco de 1 limão pequeno
2 Colheres de sopa colheres de açúcar
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
1/2 colher de café de canela em pó
Farinha de rosca para polvilhar a massa 

Preparando o Recheio
Coloque numa panela ou frigideira o açúcar e a manteiga e mexa até derreter sem caramelizar. Juntes as maçãs e a frutas secas, misture. Adicione o mel e mexa novamente até o mel se espalhar bem. Junte as frutas secas e despeje a mistura de suco.  Vá mexendo de tempos em tempos, se precisar acrescente um pouco dágua até o recheio ficar cozido (sem virar geléia)  e o caldo secar. Deixe esfriar.

Descongele a massa e abra numa superfície enfarinhada (farinha de trigo) o mais fino que puder e divida em três partes (a farinha é para a massa não grudar). Polvilhe cada pedaço da massa com farinha de rosca. Isto não vai deixar que o recheio molhe a massa, assim você tem um Strudel super crocante. Divida o recheio em três partes e coloque sobre a massa. Feche a massa fazendo um rolo. Coloque no forno a 190 graus até ficar bem assado. 
Tenho certeza que quem fizer este strudel  vai ficar muito feliz, porque é uma beleza. Não fica muito doce, a massa fica crocante e o recheio, bom o recheio...Precisa dizer alguma coisa sobre ele?

Um comentário: