quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Camarão com Repolho Assado




Fizemos este camarão no domingo, Ana e Angelo vieram almoçar conosco. Foi um almoço bem família, gostamos tanto dos dois que nos consideramos parentes, senão de sangue, parentes simbólicos, como nos ensina Levi-Strauss. Esta receita tem uma dimensão afetiva muito grande, assim como a sobremesa que fizemos e que depois vou postar.
Camarão com repolho parece estranho, mas não é não! É uma delícia. Quem fazia isto era Dona Flor, mãe da Iara, que morreu há mais de trinta anos. Dona de uma cozinha maravilhosa, lá do norte de Minas, Grão Mogol, quase Bahia já. Depois viveu muito tempo em Arassuaí e  Diamantina, chefe de pessoal dos correios, mãe de oito filhos e dona de uma grande sabedoria. Dona Flor fazia esta comida com Pitu. Imaginem como era isto. Nunca comi, mas babei muito quando os filhos falavam dessa comida: "o camarão que mãe fazia..."Sempre começa assim esta história. Não sei se os outros da família fizeram. Domingo tomamos coragem e fiou uma beleza.

O Camarão com molho

1 kg de camarão médio 
Tomate, cebola, curcuma, colorau, pimentas ( branca, rosa, preta) e pimentão vermelho
3 cabecinhas de cravo
1 dente de alho
Oleo de milho ou de oliva
Cheiro verde

Pique  e a cebola, o tomate (se quiser economizar tempo use tomate pelado)  e  o pimentão. Leve o pimentão e a cebola ao fogo no óleo e deixe dar uma dourada na cebola (sem queimar, pelo amor de Deus). Junte os tomates dê mais uma refogada, acrescente água. Junte as pimentas e o cravos moídos (pra ficar mais fácil de moer ponha um pouco de sal no pilão), o cheiro verde e o dente de alho, o colarau e a curcuma.  O cheiro verde vai sem picar, para que depois de um tempo possa ser retirado da panela. Vá fervendo um bom tempo, até o molho ficar bem grosso - quase seco. Corrija o sal, se ficar muito ácido corri  ja a acidez com açúcar. Junte o camarão e deixe fever uns dois  minutos. Ele tem que ir meio cru para o forno, é no forno que termina o cozimento, senão vai passar do ponto.  

O Repolho
2 cabeças de repolhos pequenas (as menores que vc encontrar) ou uma média
Com a faca faça uma cruz no repolho de cima abaixo, sem porém, desmontá-lo.
Coloque o repolho para cozinhar no vapor. Ele cozinha rápido.

Montando o Prato

Separe o repolho em quatro pedaços, emborque os pedaços num refratário que possa ir ao forno e depois à mesa. Despeje o camarão com o molho por cima do repolho e leve ao forno quente por alguns minutos. O molho deve estar quente, para que não precise ficar muito tempo no forno e o camarão passar do ponto. Se você quiser incrementar ponha junto com os camarões frescos um pouco de camarão seco ( que vc pode moer no liquidificador). Ah! os camarões secos de São Luiz! São imbatíveis com eles não precisa camarão fresco. Se alguém de lá fizer este prato me diga depois como ficou. 
Sirva com arroz branco.

Quando contamos a história dessa receita, Ana rapidamente pegou seu vinho e falou "um brinde  à Dona Flor que nos deixou esta receita maravilhosa". Beleza, não? Então mais uma vez: Viva Dona Flor!

Obs: os tomates que aparecem inteiros no prato são tomates rasteiros, pelados







Nenhum comentário:

Postar um comentário