sábado, 10 de dezembro de 2011

Mini Berinjela da Dona Argentina



Dona Argentina, mãe de Raca, Edu e Bia. Uma boliviana descendente de árabes, dona de um humor fantástico, de uma vivacidade incrível e de uma inteligência aguçadíssima. Devorava, livros e jornais . Ligada em política, cinema, jogo de cartas e cigarro. Sabia se indignar como ninguém com o que lhe desagradava. Não tinha mais que um metro e meio de altura, magra, mas enchia a casa com sua presença. Não tinha sala, quarto ou cozinha onde estivesse Dona Argentina que não fosse tomado por ela. Não tinha quem não se encantasse com esta senhorinha, que conheci na Rua do Bispo, no Rio de Janeiro, nos anos 70. Naquele tempo ela devia ter a minha idade. Depois mudou pra Campinas e aí morreu. Que saudade de Dona Argentina! Que figura e que comidas maravilhosas fazia.  Esta receita é em sua homenagem Dona Argentina. Ah, antes que eu esqueça Pedro e Luisa estão enormes e Raquel continua cozinhando maravilhosamente bem. Não me importo que ela fique braba, mas a Senhora cozinha muito melhor que ela.

Mini berinjelas sem os cabinhos
Nozes picadas com faca
Azeite de oliva
Alho
Sal

Retire os cabos das berinjelas, lave e faça um corte na transversal sem separar as metades. Cozinhe no vapor. Deixe esfriar. Enquanto isso pique as nozes com a faca e amasse um dente de alho. Faça uma pasta com as nozes, o alho, o sal e azeite de oliva. Recheie as berinjelas, ponha num refratário e cubra com azeite de oliva. Eu ponho um pouco de sal na berinjela enquanto ela cozinha. Deixe curtir umas horas fora da geladeira.
Tá pronto. Digo que é um minuto, mas claro é um pouco mais, mas é tão simples que até mesmo quem não sabe cozinhar pode fazer. Aliás, a simplicidade das receitas de Dona Argentina e sabor da comida que ela fazia são insuperáveis!

2 comentários:

  1. Rasia

    Nossa coisa que eu gosto muito é berinjela,de todo jeito ela fica saborosa.Comi uma vez na casa de uma amiga libanesa,um doce de berinjelas,recheadas com nozes.Dá um baita trabalhão para fazer...rsss...mas quando vc termina e come,não diz que é berinjela,acho que já postei no meu blog,é uma iguaria rara.Vou anotar essa receita.
    Abços

    ResponderExcluir