quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Camarão Perfumado com Coulis de Maracujá e Bacon








Camarão quem não gosta? E este então, é muito fácil, rápido e delicioso. Não vou dizer que é barato, porque aqui em Curitiba raramente se encontra camarão com preço razoável. Mas tirando o susto no bolso, a receita é muito boa. E o melhor susto é o contraste dos sabores. Vamos la!

Camarões grandes bem limpos
Oléo para fritar (prefira o de girassol, milho ou canola)
Uma tirinha de bacon
sal, pimenta do reino, alho e manjericão ou alfavaca

 Coulis de Maracuja

1 maracujá com polpa e semente
Açúcar
Água para diluir o maracujá (a diluição vai depender de seu gosto, mais ácido ou menos ácido)
Grãos de cardamomo
Grãos de pimenta do reino e da jamaica
1 cabecinha de cravo

Ponha o maracujá e o correspondente a duas vezes de água para ferver. Quando levantar a fervura coe esta mistura para retirar as sementes e restos de polpa. Junte os demais ingredientes e ferva até ficar uma calda grossa. Retire as sementes e está pronto o coulis. Ou seja, você na verdade vai fazer uma calda de maracujá que pode ser utilizada para acompanhar outras coisas, como peixe (salmão) ou sobremesas. Aqui vamos usar no camarão, mas quando a gente fala calda não é o mesmo efeito de falar coulis. É mais chique. To me lixando se é chique ou não, to interessado é no sabor. Se você não gosta de calda muito ácida, preste preste atenção no início da fervura. Para diminuir a acidez do maracujá dilua na água. 

Preparando o Camarão

Depois de descascar e limpar bem os camarões tempere-os com o sal, o alho, a pimenta e o manjericão e deixe em repouso uns 30 minutos. Esquente o óleo com o bacon e frite o camarão. Ponha num recipiente com um fundo de  coulis de maracujá e sirva como entrada ou tira gosto. (Não exagere no coulis, um pouco no fundo do recipiente e um fio sobre os camarões.

Comemos essa entrada no restaurante Rara Avis, que fica no prédio do Teatro Solis, em Montevidéu. Chico pediu uma entrada  de Pinchos de Terra e Mar e veio esta delícia, dentre outras. A diferença da  receita  do Rara Avis pra minha é que o bacon lá vem enrolado no camarão. Fui fazer igual mas a fatia de bacon era muito grossa e prendia no camarão. Por sugestão da Lígia, coloquei uma tirinha no óleo da fritura. Ficou muito melhor, só perfumou o camarão. 
 Fomos Iara, Simone, Chico e eu, assistir ao Inspetor Geral de Gogol, com a Cia Nacional de Teatro e depois jantamos no Rara Avis.  O Rara Avis é uma beleza e está no prédio do Teatro  Solis. Dois espetáculos fantásticos. Pra que mais?
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário