terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Escondidinho de Macaxeira (mandioca)




Outro dia foi a Fortaleza a trabalho e não tive tempo para outra coisa a não ser trabalhar, claro, fui lá pra isto. Mas trabalhando conheci muita gente legal, Glaucíria, Horácio, Monica, Maria Helena, Alexandre, Jacó. Revi duas grandes amigas Irlys e Laudícia. Revi também toda a família de Laudícia,  era aniversário do  Heitor  um de seus netos e fomos todos jantar numa pizzaria. Foi uma noite de sexta-feira muito agradável, uma excelente maneira de rever os amigos enquanto esperava o vôo de volta. Pela manhã Laudícia e Gui me levaram pro aeroporto e Laudícia me deu um belo queijo de qualho, daqueles, como disse ela, da roça. Maravilha! Fiz um baião delicioso aqui em Curitiba. Na noite da quinta fui com Irlys, Jacob e Glaucíria a um restaurante português. Comemos, por indicação de Galucíria, lagosta grelhada e um arroz de marisco. Meu Deus, Fortaleza é de matar! Duas noites de comida muito boa e conversa fiada, assim não tem dia de trabalho, por mais cansativo que seja que a gente não ache agradável. Dessa vez não comi escondidinho, mas mesmo assim vai aqui a receita que fazemos em casa. Meus amigos nordestinos talvez não aprovem, mas fica ótimo para quem não mora no Nordeste.

Mandioca muito bem cozida e amassada com o garfo ou batida no liquidificador.
Carne seca desfiada e refogada com cebola, alho e cheiro Verde e pimenta do reino.
Uma colher de manteiga
Catupiry 
Óleo
Pimenta do reino moida
Sal

Como já disse acima, depois de cozida a mandioca deve ser bem amassada com o garfo ou batida no liquidificador. Deve ficar na consistência de purê. Antes de por sal na mandioca, prove o sal da carne. Depois de dessalgar a carne seca, cozinhe, esfrie e desfie com o garfo ou com a mão. Refogue cebola, alho com um pouco de óleo, pimenta moida e junte a carne. Deixe refogar mais um pouco. 
Monte o Escondidinho: Passe um pouco de óleo num refratário, espalhe a carne.  Misture umas colheres de catupiry com a carne e despeje no refratário. Misture a manteiga e um pouco de sal na mandioca  e despeje sobre a carne. Pincele um pouco de manteiga derretida sobre a mandioca ou espalhe um pouco de queijo ralado e ponha no forno para gratinar (mesmo sem o queijo). Quando dourar está pronto. Sirva quente com arroz branco e uma boa salada de folhas. Se você quiser pode substituir o catupiry por fatias finas de queijo qualho. Aí coloque a carne no refratário e espalhe as fatias de queijo. Depois a mandioca e leve ao forno.

A foto que postei do escondidinho é só pra dar uma idéia. Iara falou que era um escondidinho mixuruca, ou seja muito pequeno e estava num refratário qualquer. Não daria uma boa foto, mas na verdade estava ótimo e ela fez só para nós dois, não podia ser muito grande não é mesmo? Aliás, as fotos desse blog não são produzidas. O segredo é que são comidas do diário e, ao contrário das fotos de livros de receita onde as fotos são uma coisa e a comida outra, as comidas desse blog são como nas fotos. Coisa caseira é assim mesmo! Aí, resolvi ver se fazia uma apresentação melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário