sábado, 2 de junho de 2012

Sopa de Cebola Gratinada





Eu tenho uma história particular com esta sopa. A primeira vez que comi foi na casa de uma colega de trabalho que se pensava muito chique. Só chique. Faz muitos e muitos anos, no século passado quando morava no interior do Rio Grande do Sul. Essa colega era tão chique que achava o máximo não compartilhar receita de comida com ninguém. Tudo parecia exclusivo, parecia! Pois bem, fiquei curtindo a vontade de fazer esta bendita sopa, até que tempos depois, quando pesquisava artigos de revistas do século XIX, para minha dissertação de mestrado sobre a transição do trabalho escravo para o trabalho livre, no Oeste Paulista, encontrei vários números da Revista do Agricultor, no sótão do Centro de Ciências em Campinas. Pois bem, além dos artigos científicos, havia uma seção de receitas de comidas e lá estava a bendita sopa gratinada de cebola. 

Para o Caldo
4 litros de água 
1 kg Carne de músculo de boi com osso ou 1kg de frango
1 talo de salsão (pode deixar inteiro ou cortado, tanto faz)
1 cebola média
1 cenoura cortada em cubos
2 folhas de louro
1 maço de cheiro verde (sem picar)
1 ramo de orégano fresco ou um colher de café do seco
2 ramos de tomilho fresco ou 1/2 colher de café do seco
3 folhas de sálvia
Grãos de pimenta do reino

Para a cobertura

3 cebolas grandes cortadas em rodela
2 colheres de manteiga
sal a gosto
Queijo ralado
Fatias de pão francês ou italiano torradas no forno ou na torradeira 

Faça o caldo:
Junte os ingredientes do caldo numa panela grande e deixe ferver por umas duas horas. Se você usar a panela de pressão, calcule uns 45 minutos depois que começar a pressão.  Quando o caldo estiver pronto salgue, deixe ferver um pouco e prove o sal. Não salgue o caldo de cara, porque como ele vai reduzir você pode dar com os burros n'água.  Aliás, eu nunca salgue carnes que vão ser cozidas antes do cozimento elas desidratam e perdem o sabor, principalmente as carnes de panela. 

Faça a cobertura da sopa:
Depois que o caldo estiver pronto passe- o num coador e reserve. Corte as fatias de pão e ponha pra torrar na torradeira ou no forno, cuide para que não queimem. Enquanto o pão esfria, corte a cebola e rodelas finas, passe na água fria e coloque as rodelas numa frigideira com as duas colheres de manteiga para refogar e sal a gosto. Quando a cebola ficar transparente desligue o fogo. Rale uma boa quantidade de queijo parmesão ou gruyere ou qualquer outro. Depois de coado o caldo dev voltar ao fogo par continuar fervendo.

Monte a sopa:
Coloque o caldo quente numa sopeira   ou refratário fundo que possa ir ao forno e à mesa, junte as rodelas de cebola, cubra com o pão e acrescente um pouco de caldo sobre o pão. Cubra com o queijo ralado e leve ao forno quente para gratinar.  O caldo que sobrou sirva quente para que seja usado na mesa se alguém quiser. Você pode também montar a sopa em cumbucas individuais.

Esta receita parece ser difícil, porque como diz minha amiga Lu, "receita com etapas e reserve é coisa pro Rasia", mão não é não. E depois tem uma grande qualidade: é muito boa. E se você fizer não vai parecer chique, vai ser de fato chique, ainda mais se montar  em cumbucas individuais.


Um comentário:

  1. Sopa de cebola é sempre bem vinda.Também nunca comi com cenoura,mas acrescento nós moscada,dá um toque diferente,e engrosso com um pouco de leite e trigo...hummmm!!1deliciosa.
    Essa mania das pessoas não darem receita,é coisa de pessoas mesquinhas,eu passo para todos tudo o que a vida me proporcionou de bom,mas conheço casos horríveis de pessoas que não fornecem receita,são pessoas amargas,infelizes que não sabem partilhar,acabam infelizmente todas sozinhas..não é o meu caso...graças a Deus.
    Abços

    ResponderExcluir