domingo, 10 de junho de 2012

Ravioli de Shimeji com Molho de Shitake




Outro dia fui ao super mercado e vi lá um cogumelo grande e bonito, daqueles tipo orelha de pau, cinza. Tava escrito "shimeji grande," fiquei em dúvida mas comprei. Depois achei o mesmo cogumelo no Mercado Municipal de Curitiba (que merece um post especial dada a beleza e o perfume das frutas e legumes nas bancas), comprei novamente, mas o nome era hurataki. Enfim, o nome não interessa, interessa é o cheiro,  o sabor e o que fiz com eles. Fiz um ravioli muito especial, saboroso e levíssimo.

O Recheio:
400 g. de cogumelo shimeji ou Hirataka 
1 Colher de sopa de cebola bem picada
Ramos de salsinha bem picados
1 colher de manteiga
Salsinha
Pimenta do reino
Noz moscada
1 xícara de cafezinho de leite  
1 Colher de sobremesa de maizena
Sal a gosto


Corte os cogumelos em tiras e depois pique bem picados. Corte uma cebola pequena (mais ou menos uma colher de sopa) também bem picada. Ramos de salsinha também bem picados. Rale uma pitada de noz moscada, uma pitada de pimenta do reino e sal a gosto. Esquente a colher de manteiga, refogue a cebola e misture os cogumelos, a slasinha, a pimenta e a noz moscada. Salgue. Refogue rapidamente e engrosse com a maizena dissolvida no leite. Vai ficar com a consistência de um creme, (mais firme que molho branco). Ponha o creme na geladeira para ficar mais consistente enquanto você prepara a massa. 

A Massa:

6 ovos
1 xícara de cafezinho de água morna
Farinha de trigo para dar ponto (mais ou menos umas 800 gramas)
1 colher de café de curcuma para dar cor (opcional) 
1 colher de sopa de azeite ou óleo para aveludar a massa

Faça a massa e deixe descansar coberta com um pano e depois abra com o rolo ou com a máquina. Faça tiras largas, porém bem finas para montar os raviolis. Monte os raviolis  com a creme de cogumelos. Para mais detalhe veja a receita de raviolis com dois recheios neste blog.

 O Molho:
200 gramas de shitake fatiados 
Azeite de oliva 
Ramos de salsinha picada
Sal
Queijo ralado para quem quiser

Ponha o azeite para aquecer, misture o sal nos cogumelos e jogue os cogumelos e a salsinha no azeite bem quente e de um tombo neles. Ou seja, deixe um minuto no máximo dois. Regue os raviolis. Sirva com um pouco de queijo ralado.  Não use molho a base de tomate, carne ou mesmo branco que você acaba com o sabor e o perfume do cogumelo.

Fiz esta receita em homenagem a Lu, minha amiga de pelo menos três décadas, que esta por aqui vinda de um Congresso de Fisiologia, e estará de aniversário no dia 24. Foi um jantar delicioso, regado a um bom vinho e espumante, muita conversa séria, mas muita conversa fiada também, porque ninguém é de ferro. Esta receita dá para nove pessoas e ainda sobra um pouquinho pra esquentar depois (tem coisa melhor que esquentar uma massinha à noite ou no dia seguinte?) Claro que você pode reduzir a quantidade, basta fazer o cálculo considerando quanta gente vai comer. Agora, não faça como a maioria dos restaurantes por aí que servem seis míseros raviolis, pequenos, muito pequenos, por pessoa. Outro dia fomos no Café Millano aqui em Curitiba e a porção de ravioli estava uma vergonha, mal dava para lambuzar o beiço com o molho. Meu filho ficou indignado. Comida tem que ser farta. Um prato de ravioli com seis botões de sobretudo é uma vergonha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário