domingo, 19 de agosto de 2012

Galeto com Sal e Pimenta




Este galeto é uma receita italiana muito antiga, minha mãe fazia no forno do fogão à lenha. Quando   era menino, comíamos esse frango com macarrão feito em casa. Quando comecei a me interessar pela cozinha minha mão jé tinha morrido e esta receita ficou na minha memória, mas nunca conseguia recriar. Tentei várias vezes, mas sempre com pimenta moída e nunca deu certo. Um dia conversando com Iara resolvemos quebrar a pimenta. Este era o segredo da velha receita.

1  galeto ou frango pequeno
Sal
Alho esmagado
Pimenta do reino quebrada 
Folhas de alecrim 
Folhas de sálvia

Limpe bem o galeto (aqui e Curitiba a gente encontra galetos de 800g ideais para esta receita) ou frango, divida ao meio (para assar mais rápido) e esfregue o sal e o alho. Espalhe sobre o frango as folhas de alecrim e sálvia. Deixe pegar gosto por pelo menos uma hora, retire as folhas. Quebre a pimenta do reino no pilão ou sobre uma tábua com um rolo de macarrão. Espalhe a pimenta sobre o frango. Espalhe um fio azeite de oliva sobre uma forma, coloque as metades de frango com a pele para cima, regue com um fio de azeite e coloque no forno quente. Asse até dourar. Retire do forno e sirva ainda quente. O bom é acompanhar este frango com uma boa massa (macarrão ou ravioli) com um molho muito suave, como os molhos de azeite com ervas, para não matar o sabor do frango e claro uma salada de folhas e um bom vinho, sempre.


Outro dia fiz para o meu aniversário e chamei os amigos, servi com uma salada de broto de agrião,  broto de beterraba e pequenas estrelas de carambola colhidas no quintal que minha prima trouxe de Porto Alegre e um ravioli de shimeji. O Caio com seu 6 anos, filho do Walfrido, comia prazerosamente identificando o sabor de pimenta do frango e o gosto de " terra" do ravioli. Laila, amiga de Caio, não gostou do ravioli. "Mas o frango tava uma delícia".  

Nenhum comentário:

Postar um comentário