domingo, 26 de agosto de 2012

Peito de Pato com Batata Doce Caramelada




Esta combinação eu fiz olhando a gamela de batatas e cebolas. Vi na gamela duas lindas batatas doce e resolvi experimentar com uma delas, apenas. Foi só um teste. Pra garantir que a gente não iria ficar sem almoço fiz um macarrão com molho de shitake e salsinha.  O macarrão fiz em casa e para o molho usei a gordura  que ficou na frigideira que fritei o pato.

Para o Pato:

1kg de peito de pato 
Sal
Pimenta do reino
Alho
1 Colher  de Sopa de suco Laranja 

Limpe o peito do pato e divida-o em pedaços grandes (se comprar congelado ele já vem em pedaços, daí tem que descongelar, claro) . Risque a pele com a faca, só a pele. Tempere com o sal, a pimenta do reino e o alho amassado e regue com o suco de laranja. (Para 1kg de peito um dente de alho pequeno é mais do que suficiente). Deixe repousar por mais ou menos uma hora. Depois desse tempo, coloque um fio de azeite de oliva numa frigideira e ponha para esquentar. Quando já estiver quente coloque o peito de pato com a pele para baixo, sele. baixe o fogo e deixe fritar por mais ou menos 15 minutos, dependendo da grossura do peito. Depois disso  vire o peito de pato e frite por até dourar o lado da carne. Retire do fogo, espere uns 2 minutos e fatie. Sirva com a batata doce caramelada. É importante que fique bem passado, mas não pode esturricar.

Para a Batata Doce Caramelada:

Bata doce
Açúcar
Manteiga
Sementes de Cardamomo amassadas
Pimenta da Jamaica

Descasque a batata e corte em fatias grossas.  Numa frigideira ou panela (se tiver uma de fundo grosso, melhor) junte o açúcar e uma acolher de café de manteiga, o cardamomo e a pimenta da Jamaica. Quando começar a queimar junte as fatias de batata doce e coloque um pouco de água. Na medida que for secando vá juntando água até a batata ficar cozida. Vire as fatias de vez em quando, sem quebrar. Sirva a batata bem quente com o pato.

Hoje, como disse fiz essa mistura para experimentar, e ficou ótima. A Lígia  veio almoçar com a gente e aprovou a receita.   Se a Lígia aprova, não tenho erro. Ela sugeriu que se faça um purê de maçã verde, para dar balanço ao prato. A Iara sugere, além do purê arroz  branco. Se alguém fizer me avise. Quando a Lú vier pra cá já combinamos que vou fazer este pato com a batata doce pra ela.  Esta bata doce caramelada é muito comum no interior do Rio Grande do Sul, principalmente nas churrascarias de beira de estrada. Vá por mim e pelos motoristas de caminhão, esta batata é uma beleza e pode ser feita para comera com qualquer carne assada.






Nenhum comentário:

Postar um comentário