domingo, 2 de setembro de 2012

Geléia de Mixirica




Em casa, quando criança no interior do Rio Grande do Sul, três coisas eram sagradas: a horta, o arvoredo (pomar) e o jardim. Três formas de mostrar capricho e dedicação. A horta e o jardim eram de responsabilidade da mãe e das crianças, o arvoredo do pai. Na verdade eram o cartão de visita da casa. Mais importantes do que isto só a cozinha.  Mostrar a horta, o jardim e o arvoredo era um  ítem obrigatório cada vez que chegava visita. Eles a partir deles que se estabeleciam os laços de troca e reciprocidade entre a vizinhança. As mudas e sementes  de verduras e flores e as frutas faziam parte sempre dessas trocas. Foi aí que aprendi um certo amor pelas plantas e o gosto pelas frutas. O pomar e a horta permitiam uma mesa farta e o jardim a alegria do bichos, as cores e os perfumes. Das frutas se aproveitava tudo e quando a colheita era generosa as geléias, as compotas em calda e os doces em pasta e em corte faziam a festa   na mesa.   Fazia-se doce de tudo: de maçã, de figo, marmelo, ameixa, pêssego...Da casca se fazia geléia, de uma delicadeza sem par. Guardava-se de um ano para o outro essas pequenas alegrias domésticas. Foi nessa profusão de sabores, cores e cheiros que me criei.

1/2 kg de mixirica
250g de limão
1,4 kg de açúcar
2 litros de água

Lave as frutas e corte-as ao meio. Esprema e reserve as cascas das mixiricas. Coloque numa panela grande o suco das mixiricas e dos limões junto com a água e ferva até reduzir (mais ou menos uma hora). Retire a espuma que vai se formando. Enquanto isso, retire o bagaço das cascas das mixiricas  e pique-as tiras bem fininhas. Depois de reduzido o líquido junte o açúcar e na seqüência as cascas picadas. Ferva até dar ponto, cuidando sempre para não derramar. Para testar o ponto coloque um pouquinho da geléia num pires molhado e deixe no congelador por um minuto. A geléia está pronta quando não escorrer mais do pires. Tenha paciência porque você vai repetir este teste várias vezes.  

Esta receita é muito fácil, rende bastante (com as proporções acima, fiz 6 vidros destes da foto - um monte!) , mas exige um pouco de paciência durante o cozimento. Tenho certeza que você não vai se arrepender. Ontem fiz porque minha querida amiga Sandra estava reclamando que este ano não ganhou geléia de mixirica. 
Para guardar lave bem os vidros, encha-os com água fervendo, retire a água e ponha de boca para baixo sobre um pano de prato. Coloque a geléia quente nos vidros e tampe bem. Dura de um ano pro outro.   Se você quiser pode fazer uma entrada deliciosa com ela, tem uma receita  aqui no blog de Queijo Brie com Geléia de Mixirica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário