sábado, 29 de setembro de 2012

Bolo de Chocolate com Damasco e Amêndoa



Hoje tô muito cansado e resolvi não trabalhar em nada que cansasse mais, daí inventei de fazer este bolo que posto aqui. É muito fácil e a combinação é muito boa: chocolate, damasco e amêndoa torrada. Passei a semana no IV Seminário de Sociologia e Política, aqui na UFPR e na sexta tivemos a VI Jornada de Sociologia da Saúde, do Grupo de Pesquisa que eu lidero. As provas de Teoria Sociológica que faltam ser corrigidas podem esperar até amanhã.

Para o bolo (veja a receita postada aqui Bolo de Chocolate com Molho de Framboesa) ou faça sua receita tradicional de bolo de chocolate. Se você só sabe fazer bolo simples, use a receita que você faz e misture umas três colheres de sopa de chocolate em pó. O melhor é o chocolate amargo, eu uso aquele do padre. 

Para o recheio:
1 vidro de geléia de damasco
1 Martelinho de cachaça de conhaque

Para a Cobertura:

1 Barra de chocolate meio amargo
1 punhado de amêndoas quebradas e torradas
2/3 de caixinha de creme de leite
1/2 martelinho (aquele copinho de servir cachaça em boteco) de conhaque

Corte o bolo ao meio fazendo dois discos. Amoleça a geléia de damasco com o conhaque e ferva até o álcool evaporar. Espalhe quente sobre a metade deo bolo, formando uma camada.  Coloque sobre sobre o disco com recheio o outro disco. Numa frigideira sobre a chama,  torre as amêndoas com casca e esmagadas.  Reserve. Derrata o chocolate em banho maria com o conhaque. Apague o fogo e misture muito bem o creme de leite. Espalhe sobre o bolo esta cobertura e sobre ela a amêndoa torrada. 

A geléia que usei é muito simples de fazer. Cozinhe o damasco com água e o conhaque, umas 150 gramas, até fazer um creme. Tá pronta. Se você não quiser ter este trabalho use geléia comprada, aí é so derreter com um pouco de água e o conhaque. Neste caso deixe evaporar o álcool.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário