sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Geleia de Morango









Como disse quando postei a Geléia de Mixirica, esta tradição de fazer geléia foi aprendida na infância, no Rio Grande do Sul. Esta receita não faz parte das receitas de geléia daquele período, porque lá morango, naquele tempo, era muito raro. Tínhamos um ou outro pé na horta, portanto geléia nem pensar! Esta receita que Iara viu num desses jornais matutinos, acho que foi na droga do Bom dia Brasil que uma cozinheira de Minas mostrou. A Dona fazia até geléia com folha de ouro, tem besteira maior? Comer ouro, seja em que forma for é uma tolice sem tamanho!

1kg de morango
1kg de açúcar
1kg de maçã
3 litros de água

Lave as maçãs, corte sem descascar e sem tirar as sementes. Cozinha na água até ficar bem cozida e depois passe numa peneira, reservando a água do cozimento. Descarte as cascas e as sementes. Volte a polpa para a panel. a com a água do cozimento, junte o açúcar e o morango picado. Deixe ferver até dar ponto. Para ver o ponto proceda como na receita de geléia de Mixirica. Lave os vidros e as tampas, escalde com água fervendo, vire-os de boca para baixo sobre um pano de prato. Depois que estiverem secos coloque a geléia quente e tampe. Esta receita dá uns dez vidros, como estes da foto.

Você pode fazer esta receita utilizando qualquer outra fruta para misturar com a mação: marmelo, pêssego, pera, abacaxi etc. Não se assuste com a mistura, o gosto da maçã não atrapalha o gosto da outra fruta e é interessante porque além de fazer render a maçã tem muita pectina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário