domingo, 16 de setembro de 2012

Pão Italiano



Mexer com pão é uma tradição muito arraigada no interior do Rio Grande do Sul, difícil nas cidades pequenas você encontrar uma casa que não faça seu próprio pão. Os italianos tem uma variedade muito grande de pão de trigo. Predomina entre eles é o pão sovado. A sovadeira é muito comum nas casas de italianos. Falo italianos porque mesmo que sejam descendentes distantes é assim que eles se consideram, italianos. Isto vale também para os alemães, os russos e os demais descendentes de europeus. Brasileiros são os outros, os descendentes de portugueses e espanhois, os negros e os índios em suas variadas misturas.  Como diziam, "os brasileiros são os pelo duro". Quando fazia minha tese de doutorado numa colônia de italianos no interior de Ijuí, um morador me explicava a união dos moradores dizendo: "Aqui somos unidos porque é só uma raça, uma língua e uma religião!" Fiquei assustado, mas...E isto não foi durante a II Guerra, foi ainda agora, no início dos anos 80, bem no início.  Sem falar que os polacos, os italianos e os alemães tem conflitos históricos entre si. Vou contar mais uma história dessa mesma época, que ilustra os conflitos raciais nesta região. Num domingo de manhã fui fazer entrevista com uma família de italianos e estava um clima muito complicado na casa. Todos falavam alto, xingavam, enfim muito bravos com o vizinho polaco, cujo touro pulou a cerca para ir atrás da vaca dos italianos  que estava no cio. Foi motivo de um grande conflito e de um falatório que se espalhou pela Colonia inteira durante a semana.  Foi um tendéu como diziam eles. 
Mas vamos a receita: 

Para o fermento:

1 xícara de água quente
1 colher de sopa de gordura (manteiga ou margarina)
1 e 1/2  Colher de sobremesa de fermento fleischmann
1/2 xícara de farinha
1 1/2 colher de açúcar

Para o Pão
Farinha até dar ponto.
1 1/2 colher de chá de sal

Fazendo o Pão
Esquente a água e derreta a gordura e o açúcar e espere a água amornar. Junte o fermento, dissolva e misture a farinha até fazer um creme não muito espesso. Dissolva bem a farinha. Cubra com um pano e deixe crescer. O ideal é que dobre de volume.
Junte  ao fermento o sal, e a farinha e vá mexendo com a mão até formar um massa que desgrude da tigela. Por este motivo a quantidade de farinha é aproximada. Vá amassando e enquanto estiver grudando na tigela vá juntando farinha aos poucos. Tudo bem misturado, prove o sal, que ainda dá para corrigir. Coloque a massa sobre uma área de trabalho e continue amassando até ela ficar bem lisa. Se ela está grudando na mesa a consistência não está boa, junte farinha. E assim vai até a massa ficar completamente lisa. Sove, sove, sove de 10 a 20 minutos. Lembre que a massa não pode ficar muito dura. Faça uma bola, lambuze de gordura e coloque novamente na tigela para crescer. Quando estiver dobrado de volume, divida e faça bolas de pão ou de a forma que você quiser. Passe farinha de trigo na forma e coloque os pães. Deixe crescer novamente até dobrar de volume. Quando tiver crescido, aqueça o forno a 220 graus, molhe as mãos e umedeça o pão. Faça cortes de uns 2mm no pão e coloque para assar, mais ou  menos 30 minutos. Depois que estiver corado jogue um pouco de farinha de trigo por cima. 

O segredo dessa receita é sovar bem a massa, quando mais paciência você tiver nesta etapa melhor vai ficar seu pão. O forno quente e o pão umedecido são condições fundamentais para que seu pão fique com casca crocante. Se você não quiser que fique cascudo não umedeça a massa, nem esquente tanto o forno. Aí uns 190 graus tá bom. Antes  que eu esqueça, esta receita é muito simples, fica muito barata e dá um excelente pão. Ela é demorada, mas o maior tempo é o tempo de crescimento do fermento e da massa, portanto, você pode continuar fazendo suas outras coisas entre uma etapa e outra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário