quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Almendrado - Sorvete de Creme com Amêndoas*


Este sorvete é inspirado num sorvete muito comum na Argentina, o famoso almendrado. Toda vez que vamos para a Argentina, temos que comer como sobremesa. Acho que essa adaptação que a Iara fez fica bem melhor que o original,  com muito mais amêndoa (lá eles põe essência  de amêndoa no lugar do amareto). Da última vez a gente comeu na famosa Pizzaria Los Inmortales, da avenida Corrientes, depois de assistir a uma bela montagem de MacBeth no Teatro San Martin.

 1 1/2   de sorvete de creme de boa qualidade
200 g de amêndoas peladas,  tostadas e quebradas
3 Colheres de sopa de amareto

Prepare as amêndoas: Numa panela coloque um pouco d'água para ferver. Quando levantar fervura jogue as amêndoas e deixe ferver uns 30 segundo, desligue o fogo e espere uns dois minutos. Retire as amêndoas da água e aperte uma por uma com o dedo polegar e o indicador para que solte a pele. Esquente uma frigideira e torre as amêndoas sem queimar. Todo o cuidado neste momento. Depois coloque as amêndoas num pano ou saco plástico e quebre as com um rolo de abrir massa, garrafa ou martelo de bife. Quebre, não faça farinha. Esta preparação leva uns 10 minutos, se tanto!

Monte o sorvete: Forre uma forma de pão ou de bolo inglês com papel manteiga (cobrindo o fundo e os lados). Espalhe uma camada de amêndoas e uma colher de sopa de amareto. Cubra com uma camada de sorvete. Mais uma camada de amêncoas, outra colher de amareto e cubra novamente com sorvete. Espalhe o restante das amêndoas sobre o sorvete e mais uma colher de sopa de amareto. Tá pronta a sobremesa, sem muito trabalho e sem muita sujação de panela, colher etc. Coloque a forma no congelador e desenforme um pouco antes de servir. Para servir corte fatias.

Numa das vezes em que Borges esteve em São Paulo respondendo a uma pergunta, de Lygia Fagundes Telles, se ele se arrependia de alguma coisa, Borges responde que "gostaria de ter viajado mais e tomado mais sorvete". Precisa falar mais alguma coisa?

* - Quem já tinha lido a receita vê que eu corrigi a quantidade do sorvete, a Iara me deu bronca pois havia errado a quantidade. Bem fez ela. Outro dia esqueci o açúcar do bolo de fubá!

2 comentários:

  1. Adoro esta receita, pois faz de um simples sorvete de creme um espetáculo da gastronomia! Que upgrade!
    Há uns 3 anos resolvi preparar o almendrado com sorvete caseiro de baunilha, como sobremesa de Natal. Quem sabe este ano faço de novo?

    ResponderExcluir