sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Risoto de Flor de Abóbora com Mascarpone






Semana passada prometi para Lia Scorsi que iria postar uma receita de Nhoque Rústico com Mascarpone e não cumpri a promessa. Vou contar porque. No sábado fui ao Mercado Municipal aqui em Curitiba e vi uma abóbrinha maravilhosa, com flor. A primeira idéia que me veio na cabeça foi comprar, esquecer o nhoque. Pensei que daria um risoto maravilhoso. Pois não é que deu. Então Lia, me desculpe, mas vou postar aqui o risoto e depois posto o nhoque (já fiz para tirar a foto).

2 xícaras de arroz arbóreo.
2 Colheres de sopa de marcapone (tem um nacional muito bom e muito mais barato que o italiano)
Abóbrinha em cubos muito pequenos
Flor de abóbrinha picada
Caldo de carne ou de vegetais ( meu caldo é muito simples: bom pedaço de carne, Alho poró, cenoura folhas de loura, salsão, sal e muita água e tempo de fervura. Para os vegetarianos basta tirar a carne)
Cebola picada
Meio copo de vinho branco seco
1 colher sobremesa de manteiga.
1/2 colher de sobremesa de azeite de oliva (o azeite não deixa a manteiga queimar)
Sal

Refogue a cebola picada na manteiga, junte o arroz, o sal e  o vinho. Deixe evaporar. Coloque o repicado de flor de abóbora e vá juntando o caldo de carne aos poucos para cozinhar o arroz, mexendo sempre. Quando o arroz esteve quase pronto, junte a abóbrinha picada (não cozinhe mais que 2 minutos para ela ficar crocante). Desligue o fogo e junte o mascarpone. Misture bem e sirva quente. Se quiser pode juntar cebolinha picada. Não aconselho acompanhar com queijo ralado, para não matar o mascarpone.

Este risoto fica uma beleza, muito leve e delicado. A abóbrinha com o mascarpone é uma combinação perfeita. Se você é vegetariano tá um ótimo almoço ou jantar. Se não for, você pode comer com uma maminha assada com crosta de farinha de mandioca e claro não esqueça da salada de folhas e do vinho. 

Um comentário:

  1. Hummmm, tanto a imagem quanto a receita me levam a crer que, de fato, é uma delícia. Quando testar dou retorno. Obrigada. Lia.

    ResponderExcluir