sábado, 17 de novembro de 2012

Tira Gosto de Nozes Carameladas


Como está chegando o Natal e nossos costumes para esta época incorporam muitos traços europeu, vou postar aqui um tira gosto de castanhas, amêndoas, avelãs, castanha do Pará etc. Todas essas frutas secas que costumamos consumir no Natal, apesar do calor. Fica muito bom e pode ser usado também para saladas de folhas como endivia, rúcula, agrião, radichio vermelho.

Noz Pecã (quebrada)
Noz Européia (quebrada)
Macadamia ( natural ou salgada)
Castanha do Pará (quebrada)
Castanha de Caju (natural ou salgada)
Amêndoa
Avelã
Açúcar (mascavo, cristal ou refinado)
1 pitada de sal (opcional - se macadamia e as castanhas de caju forem salgadas dispense esta pitada de sal)
Junte as sementes numa tigela ou num saco plástico, borrife um pouco d'água e junte um pouco de açúcar ( pode misturar mascavo e açúcar cristal ou refinado). Misture tudo muito bem, distribua numa assadeira e ponha no forno abaixo (170 graus) para assar. mexa de vez em quando e fique de olho para não queimar. Quando estiverem assadas, retire a assadeira do forno, misture e deixe esfriar. Tá pronto. Muito fácil, não?

Estas sementes desse jeito ficam uma beleza, supre crocantes. O importante é não colocar muito açúcar para não ficarem muito doces, é bom que se sinta o gosto do açúcar, mas que não fiquem doces demais. A mistura do sal co m o açúcar dá um gosto maravilhoso. É ótima com o tira gosto e para comer puras a qualquer hora do dia. E como vocês viram, não pode ser mais simples.


2 comentários:

  1. Parece muito bom! Vou fazer para os filhotes e dizer que foi o meu amigo Rasia que deu a sugestão especialmente para eles. Valeu! beijos para toda a família.

    ResponderExcluir