quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Salada de Repolho com Romã ou Salada Marco Polo

                                          Esta Foto é de Lia Scorsi, que fez salada com manga.  

Esta salada foi minha cunhada Beatriz, irmã da Iara, que é médica em Elói Mendes (MG) e excelente cozinheira criou, com as coisas que encontrou na geladeira. Ela estava em Búzios ou Cabo Frio, não lembro agora (ter mais de sessenta tem dessas coisas, a gente esquece) passando  uns dias com a filharada e uma irma (Leonor)  também com filharada  e foi fazer o almoço. Na hora de pensar na salada encontrou na geladeira repolho, romã e manga que havia colhido na chácara e levado junto com toda a tralha que se leva para a praia.  Não teve dúvida, resolveu  experimentar  fazer uma salada e não deu outra, ficou uma maravilha. Ela passou a receita pra gente uma vez que fomos visitá-la em Elói Mendes e daí em diante virou sucesso aqui em casa também.  A gente aqui fez uma adaptação, depois eu conto, primeiro vamos à receita.

Repolho picado (melhor pra isto é o mini-repolho branco)
Romã bem madura
Laranja
Sal
Azeite de oliva
1 pitada de pimenta  do reino moída
1 pitada de vinagre de boa qualidade

Pique o repolho muito fino, lave e deixe na água por uma hora para ele hidratar. Depois disso escorra muito bem. Descasque uma laranja e retire as peles dos gomos. Debulhe a roma sobre um prato para aproveitar o líquido que cair. Coloque o repolho numa saladeira, coloque o sal, a pimenta, o azeite de oliva,  o caldo da romã que caiu e vinagre se quiser. Tenha muito cuidado com o vinagre para a salada não ficar muito ácida.Coloque parte dos gomos da laranja em pedaços e parte dos grãos de romã. Misture e prove o tempero. Salpique por cima o restante dos gomos de laranja em pedaços e as sementes de romã. 

A modificação a que me referi acima é a substituição da manga por laranja sugerida pela Lígia. Lígia é uma grande e queridíssima amiga nossa desde os anos 70, quando fazíamos mestrado em Campinas e desde os 80 é professora aqui na UFPR. Sabe de cozinha como pouca gente e de linguística também. Manga ou laranja, qualquer uma vai muito bem nesta salada.  Ah! o nome também foi a Lígia que deu.
Fizemos esta salada no jantar do Ano Novo por conta da romã e ficamos mais uma vez maravilhados com esta invenção tão simples da Beatriz. Estavam com a gente, Lígia que sugeriu trocar manga por laranja e Lu, outra amiga queridíssima desde sempre, que é professora na Medicina da UNESP de Botucatu. Além dessa salada comemos um belo peito de pato com batata caramelada e pure de maçã. Foi uma ótima noite de Ano Novo, com direito a espumante e uma excelente torta de maçã verde que a Iara fez. Claro não podia faltar frutas frescas e uma castanha portuguesa passada na manteiga com sálvia. Mas isso é uma outra delícia que fica para ser postada outra hora, receita de Dona Lala, mãe da Lígia.
Esta receita é para minha amiga  Lia Scorsi, que conheço muito do facebook  e que tem coragem de fazer   as comidas que posto aqui. Outro dia ela me mandou uma foto do Muqueca com Banana da Terra que ela fez e  pela foto deve ter ficado uma beleza. Lia, esta receita é pra você, quando fizer me diga se você gostou.

2 comentários:

  1. Além da bela imagem, temos a fluidez da escrita que torna qualquer receita mais gostosa. Ótimo o comentário! Você deve ter visto a linda romã, em foto, que postei da bandeja de frutas. Ainda tenho uma sobra que vou aproveitar nessa criativa salada. Obrigada pelas deliciosas receitas. Abraço.

    ResponderExcluir