quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Bolo de Sorvete com Calda Quente de Chocolate




Esta receita é Iara quem faz e faz maravilhosamente bem. A primeira vez que comemos esse pão-de-ló com sorvete foi numa viagem a Misiones, Argentina, lá pelos inícios de 80. Os meninos eram pequenos e fomos na Brasília 1978, que nos acompanhou durante 14 anos. Fazia o maior sucesso para vergonha dos meninos quando entraram na adolescência e já não se fabricava mais Brasília. E o barulho do motor daquela peste enchendo a cabine, quem teve Brasília sabe do que estou falando. Era um tal de sair de Campinas e ir até o interior do Rio Grande do Sul, viagem para dois dias porque a gente não aguentava o desconforto, o calor e  a impaciência dos meninos. Esta viagem para Misiones foi feita antes de sairmos de Ijuí. A Lígia foi com a gente e foi um divertimento só, aquelas viagens que a gente só faz porque tem trinta anos, hoje não faria nem a pau! Lembro que na volta poderíamos comprar uma peça de queijo cada um, cada adulto, claro. Compramos três queijos enormes, um provolone que mais parecia uma abóbora e outros dois, um parmesão e o terceiro não lembro. Quando chegamos em Ijuí levamos para açougueiro nosso vizinho dividi-los na serra de carne. A parte da Lígia acabou em Salto e a nossa ali em Ijuí mesmo!

Para o Bolo

3 discos de pão-de-ló
200 gramas de amêndoas
1 pote de sorvete de creme
1/2 caixa de creme de leite (dissolver com um pouco de leite para regar o pão-de-ló)


Para a Calda de Chocolate Quente

1 xícara de água
100 ml de caro
3 colheres de sopa de chocolate em pó (melhor é aquele do padre)
6 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa de vinagre


Pele e torre as amêndoas no forno. Quebre-as com o rolo de abrir massa ou com o martelo de bater carne. Para isto abra um pano de prato sobre a mesa, espalhe as amêndoas e cubra com a parte que sobrou do pano. Bata com o martelo ou passe o rolo. Cuide par não moer as amêndoas.  Forre uma forma de bolo(daqueles que a gente pode abrir) com papel manteiga e espalhe um punhado de amêndoas, sobre estas espalhe uma camada do sorvete. Dissolva o creme de leite com um pouco de leite e espalhe um pouco sobre o pão-de-ló. Coloque o primeiro disco de pão-de-ló sobre o sorvete. Repita tudo outra vez, até acabar os discos de pão-de-ló. Cubra o último disco com soverte e amêndoas. Cubra com papel manteiga e ponha no congelador.  Retire o bolo de sorvete uns minutos antes de servir, desenforme e aproveite.


Calda Quente de Chocolate 

1 e 1/2 xícara de água
100 ml de caro
3 colheres de sopa de chocolate em pó (melhor é aquele do padre)
5 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa de vinagre

 Junte os ingredientes numa panela e leve ao fogo, mexa para não derramar e deixe engrossar. Na hora de servir e só esquentar. Derrame sobre a fatia de bolo.

Esta receita é muito simples, vc não precisa se bater para fazer o pão-de-ló, qualquer confeitaria vende isso a preço de banana. Esta combinação de pão-de-ló com sorvete de creme e amêndoas sob a forma de bolo é bem clássica, porém vc pode fazer com sorvete de chocolate e calda de frutas vermelhas. Aí depende o seu gosto.
Esta receita é para a Lígia Negri e seus irmãos Valentina e Fúlvio que comeram os queijos da famosa viagem e a Lígia comeu muitas vezes esse sorvete na Argentina e lá em casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário