quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Vinagrete de Andu


Conheci andu ainda criança no interior do Rio Grande do Sul. Na casa da minha irmã tinha um arbusto que dava uma ervilha que comíamos verde. Chamavam ervilha de árvore. Quando o grão secava virava ingrediente de ração para os porcos. Este era o destino da deliciosa ervilha de árvore que, quando verde, era usada em molhos de macarrão, sopa e c carne picada. A carne picada com molho era a forma mais comum de comer esse grão e na verdade era a mais gostosa. Fui comer andu seco e com este nome, pela primeira vez, depois que conheci a Iara que como boa mineira herdeira da cozinha tradicional da avó paterna e da mãe. Depois disso o andu nunca mais saiu de nossa mesa e aparece muito sob a forma de feijão tropeiro. Quem já comeu este feijão sabe muito bem do que estou falando. Este post traz uma receita de andu preparado como vinagrete, e é ótimo para acompanhar carne assada ou então um peixe frito.

1 xícara de andu seco
Pimentão vermelho
Pimentão amarelo
Cebola
Sal
Pimenta do reino moída na hora
Salsa
Cebolinha
Azeite de oliva
Vinagre 

Cozinhe o andu fora da pressão para poder controlar a consistência. Os grãos devem ficar cozidos, mas inteiros. Deixe esfriar. Pique bem miudinho os pimentões e a cebola. Misture ao andu frio, tempere com sal, azeite, a pimenta e um pouquinho de vinagre (muito pouco mesmo). Misture a salsa e a cebolinha bem picadas e sirva.

Esta receita faz parte da recuperação de comidas tradicionais boas, baratas e muito fácil de serem feitas. Esta riqueza da cozinha brasileira tem andado meio desvalorizada e esquecida. Comemos isto na noite de Natal, acompanhado de um tender e uma farofa de manteiga com cebola. Ficou ótimo!!!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário