domingo, 12 de janeiro de 2014

Moela com Salsão




Esta receita é uma homenagem a Haquira Osakabe e a  seus amigos: Lalau, Rosa, Teté, Masa, Enyd, Lígia, Jonas, Tania, Hilari, Ana, Anamaria, Iara,  Sirio e  Raquel com os quais compartilho essa memória. Lembrar Haquira não tem muito sentido, pois ele nunca foi esquecido. Isto aqui portanto é só um registro, nem sem se tem importância dado o que Haquira representa para todos nós. Acho que é só  uma saudade que nos pega no contrapé, essas coisas  que a vida apronta e nos surpreendem sempre. Aprendi com ele esta receita maravilhosa, que para esses dias de calor é perfeita e para os dias de frio também, por que não?

Cozinhando a Moela

Moela de galinha
Alho
Cebola inteira 
Louro
Pimenta do reino em grão
1 talo de salsão
Sal
Ramos de Salsa e Ramos de Cebolinha inteiros

Para o Molho

Caldo coado do cozimento da moela
Pimentão vermelho 
Pimentão amarelo
Cebola   
Salsão
Alho
Salsa 
Cebolinha picada
Azeite de oliva
Suco de limão
1 pitada de pimenta do reino moída

Limpe a moela e cozinhe  com o sal, o louro, a pimenta do reino, alho e uma cebola média, slasão e folhas de salsa e cebolinha. Depois que estiver cozida deixe esfriar. Coe e reserve o caldo que será usado para o molho. Pique a moela em pedaços pequenos e coloque na tigela que vai à mesa. Junte o caldo  coado até cobrir a moela. Retire a pele das fatias de pimentão (isto vc consegue facilmente com uma faca bem afiada) e pique em pedaços pequenos. Pique o salsão e a cebola (1 média) e com a moela. Acrescente  suco de limão na quantidade que somente dê um leve toque ácido (cuidado com a quantidade para não ficar ácido além da conta, é um toque mesmo)! Junte o azeite de oliva, corrija o sal e a pitada de pimenta do reino. Coloque na geladeira para que o caldo se solidifique e adquira a consistência de gelatina, o ideal é fazer um dia antes de servir.

Tenha muito cuidado com o sal e o limão, busque o equilíbrio sem que nenhum dos dois se predomine. Aliás, equilíbrio era uma marca do Haquira, portanto este prato, como os demais, precisa respeitar o equilíbrio entre os ingredientes, nenhum deles deve se sobrepor aos demais. Quem conviveu com Haquira, sabe o quanto ele  prezava este princípio na vida. Então salve nosso saudoso amigo!!!   






Nenhum comentário:

Postar um comentário