domingo, 14 de dezembro de 2014

Cordeiro com Polenta de Pistache





Esta receita encontrei num livro se cozinha mediterrânea  há muito tempo. É daqueles receitas que a gente olha diz, esta eu vou fazer. Cada vez que abria o livro me vinha a idéia de fazê-la, até que hoje resolvi deixar de postergar e fazer para o almoço para ver se de fato é boa mesmo ou era só impressão. Na verdade estava mais interessado na polenta com pistache do que na carne, mas a combinação é maravilhosa e não dá trabalho nenhum.

Marinada do Carneiro

1/2 kg de costeletas de ou lombo de carneiro fatiado com osso. 
1 dente de Alho amassado
Casca ralada de limão Siciliano
1/2 colher de café Suco de limão 
1 colher de azeite de oliva
1 folha de loro
1 ramo de sálvia
Sal a gosto
Pimenta do reino moída na hora
Grãos de pimenta

Misture todos os temperos e coloque a carne e deixe marinar por umas duas ou três horas. Se quiser faça isto de véspera. Lembre-se de mexer a marinada algumas vezes.

Para a Polenta

1 Copo de polenta pré-cozida
Água ne
1 Colher de sopa de manteiga
3 colheres de sopa pistache descascado e quebrado
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Coloque 4 copos de água fria numa panela e misture a polenta instantânea. Se a mistura não tiver sal acrescente, acenda o fogo  e mexa até ficar cozida, de acordo com as instruções do fabricante. Normalmente eu cozinho um pouco mais do que o tempo constante nas instruções. Quando a polenta estiver cozida misture os demais ingredientes, mexa bem e despeje sobre um tabuleiro numa camada de mais ou menos 5 centímetros. Deixe esfriar.

Finalizando o a Receita.

Depois da polenta fria, corte em fatias de mais ou menos 2 cm. Aqueça muito bem uma frigideira (até começar sair fumaça), unte com azeite e coloque as fatias de polenta para dourar. Se a frigideira não estiver muito quente gruda tudo, portanto não tenha dó da frigideira, ela estará no ponto para assar a polenta quando começa sair fumaça! Vire as fatias e deixe dourar do outro lado.  Quando vc virar as fatias de polenta tá na hora de esquentar uma outra frigideira ou chapa  para grelhar a carne. Unte a chapa com um pouco de oleo e grelhe a carne até ficar no ponto. Se a polenta ficou pronta um pouco antes deixe-a na figideira quente até a hora de servir. 
Sirva tudo bem quente. A polenta "brustolada" pode ser substituída por polenta frita, só que fica mais gordurosa.  Facílimo de fazer e muito rápido esta receita mediterrânea

Hoje coloquei a carne para marinar logo cedo e fiz a polenta para que esfriasse bem até a hora de assar. Na hora de sdervir "brustolei" a polenta e  enquanto isto lavei umas folhas para a salada. Depois grelhei a carne. Foi um belo almoço de domingo com pouco tempo de cozinha. Além da  salada de folhas tinha  uma peperonata e um bom vinho tinto argentino.  Foi um belo almoço de domingo com pouco tempo de cozinha. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário