quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Batata, Repolho e Alho Porró Crocante





Esta receita pelo nome parece que não funciona, combinar batata com repolho! Mas não se espante funciona muito bem mesmo. O segredo é a forma como se prepara, que não pode ser mais simples, ou seja não tem segredo! Parece que estou brincando com quem consulta o blog, pois bem, estou brincando mesmo, porque é tudo de uma simplicidade tamanha que para chamar atenção deveria ter acrescentado batizado de Batata, Repolho e Alho Porró GOURMET, aí parece chic, gostoso nem sempre!

1 Mini repolho
2 batatas médias por pessoa
1/2 pé de alho porró (ou uma cebola média)
Pimentão vermelho 
Pimentão Amararelo
1 Ramo de orégano Fresco
1 ramo de sálvia
Ramos de tomilho
1 ramo de salsa
Sal
pimenta do reino
Azeite de oliva
1/2 colher de cafezinho de vinagre branco (opcional)

Corte a batata descascada em cubo ou rodelas e cozinhe na água com sal.  Corte o repolho em 4 pedaços e cozinhe no vapor. Salgue o repolho logo após tirar do vapor.  Deixe esfriar a batata e o repolho. Corte o alho porró (ou a cebola) em fatias bem finas e frite como no óleo até ficar bem dourada e seca. Não deixe queimar que fica insuportável. Fatie os pimentões crus e tire a pele com uma faca bem afiada fatie bem fino.
Junte os ramos e pique bem fino e junte com o azeite e o vinagre (opcional - eu prefiro não usar!). Misture bem. Misture uma parte do molho e os pimentões com a batata e disponha num prato. Em volta coloque os pedaços de repolho. Espalhe o restante do molho sobre o repolho e salpique tudo com o alho porró (ou cebola) crocante. Espalhe pimenta do reino moída por cima.

 De fato não tem nenhum segredo? Fica ótimo para acompanhar uma carne assada, tanto de boi como de porco. A gente usa muito cebola crocante para temperar vegetais cozidos, fica surpreendetemente bom. Ah, o segredo é usar um pouquinho de açúcar na fritura do alho ou da cebola, ficam dourados mais rápido e sem queimar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário