quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Risoto Com Casca de Limão Siciliano




Hoje posto uma receita muito simples, mas uma beleza, um risoto. Impressionante o sabor da combinação de vegetais com a casca do limão. Quem me passou essa receita foi o Miguel, que quando criança não comia quase nada, era um inferno. Bastou os corticoides que teve que tomar por conta de um transplante de córnea na adolescência que tudo mudou, hoje não só como bem, como cozinha maravilhosamente e enfrenta com muita competência a cozinha sem glúten, pois a Érika, sua mulher é Celíaca.
Tenho muitas outras receitas, mas esta é uma boa escolha para retomar o Blog. Estive na Sardenha este ano e aprendi muita comida maravilhosa, simples e leve que vou começar a postar. 

Vamos lá.

Para o caldo do risoto:

1 cenoura
1 cebola média
1 talo de salsão
1 dente de alho
Um maço de cheiro verde (cebolinha, salsa, manjerona, tomilho  ou o que estiver disponível)
1 folha de louro
Alguns grãos de pimenta do reino
2 litros e 1/2 de Água
Sal
Coloque tudo pra ferver uns 40 minutos, coe e use para cozinhar o arroz


Para o Risoto

2 Xícaras de arroz arborio ou carnaroli
Caldo de vegetais ( em hipótese alguma use caldo de vegetais em tablete ou pó)
1 xícara de ervilha (fresca ou congelada, de lata nem pensar!)
1 maço de aspargo verde
2 abobrinhas
Casca de um limão Siciliano ralada ou cortada em tirinhas sem a parte branca
2 Colheres de creme de leite ou requeijão cremoso
1cebola média picada
1 dente de alho bem picado
1/2 copo de vinho branco
2 colheres de sopa de azeite de oliva
sal e pimenta do reino


Corte as abobrinhas em cubos pequenos e o aspargo em rodelas, bem finas. Reserve a ponta dos aspargos e corte longitudinalmente. Reserve. Refogue no azeite a cebola e o alho, junte o arroz e refogue mais alguns minutos. Acrescente o vinho e mexendo deixe o vinho secar.  Junte um pouco do caldo e a ervilha (pode estar congelada) e vá mexendo. O caldo deve ser acrescentado aos poucos como se faz com todo risoto. Salgue. Uns cinco minutos antes de estar al dente junte a abobrinha picada. Na hora que o arroz estive quase no ponto junte o aspargo. Deixe um minuto, desligue o fogo e  acrescente o creme de leite ou o requeijão e a casca do limão ralada ou cortada bem fininha (sem a parte branca). Tampe a panela e espere um 2 minutos antes de servir. 

Duvido que você não goste, é um sabor muito especial, sem ficar azedo. A combinação da casca do limão com os demais ingredientes é perfeita. O aspargo e a ervilha e seu sabor mais rústico se equilibram perfeitamente com a abobrinha e a casca do limão. Um bom parmesão ralado e um vinho branco bem gelado são fundamentais. Tenho muitas outras receitas, mas esta é uma boa escolha para retomar o Blog. 
Estive na Sardenha este ano e aprendi muita comida maravilhosa, simples e leve que vou começar a postar. 













Um comentário: