segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Crostata




A receita que to postando serve para fazer as bobagens que a gente costuma comer antes de uma refeição e que em geral chamamos de aperitivo, petisco ou breguetes. Aquelas coisinhas que todo mundo belisca o tempo inteiro enquanto a comida não é servida e que custam o olho da da cara em delicatesses. Apesar de estar postando como massa para essas bobagens que servem para acalmar os convidados, dá pra fazer outras coisas muito sofisticadas com ela, mas essas coisas vou postar num outro momento.  


1 xícara e mais 1/3 de farinha de trigo
2 colheres de sopa de óleo de cozinha
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de vinagre
Água morna ( menos que 1/2 xícara


Misture a farinha, o sal, o óleo e o vinagre e junte a água morna aos poucos. Amasse até conseguir uma massa lisa, faça uma bola passe óleo, enrole  num papel filme ou pano e deixe descansar algum tempo, no mínimo uma hora. Eu acho que fica melhor para abrir se descansar umas duas ou três horas. Para abrir polvilhe com farinha uma superfície e abra com o rolo que vc abre macarrão até vc enxergar a superfície da mesa ou bancada de trabalho. Não tenha medo de abri-la, não exige força nem rasga, o vinagre, o óleo e o tempo de descanso expandem as moléculas de glúten e facilitam que a massa seja aberta com facilidade.

Depois da massa aberta vc pode fazer muitas coisas, na foto vcs vêem as crostatas  e crostines que se pode comprar nas delicatessem, pagando o olho da cara. Com esta massa também vc pode fazer srtudels doces ou salgados, trouxinhas etc.
Aqui vou ensinar  como fazer os crostines e a crostata. Espalhe na massa aberta manteiga derreida ou azeite (prefiro azeite) e sobre este os temperos secos como pimenta quebrada, sal grosso, queijo ralado, alecrim etc. etc. corte a massa no formato que quiser, coloque numa forma e leve ao forno quente 190 graus e fique de olho, pois assa em menos de 5 minutos. Depois que estiver assado deixe esfriar, se não estiver crocante, volte tudo ao forno em temperatura bem baixa somente para secar.  
   

Esta receita é pra Teresa Graff, que me pediu na festa de ano novo, quando servi um enrolado de espinafre. D.Teresa, a massa pode ser feita um dia antes e guardada na geladeira enrolada em papel filme. Abra na hora que for usar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário