sábado, 28 de janeiro de 2017

Joelho de Porco com Batatas Douradas e Repolho Roxo



Esta receita é muito comum no Sul, uma grande contribuição dos alemães para nossa cozinha. Exige um pouco de tempo, mas é incrivelmente saborosa e fácil, basta não ter preguiça com a cozinha. Esta é a minha versão. O fato de postá-la hoje me dá vontade de fazê-la para o almoço de amanhã. Depois da receita vou contar um fato bizarro que aconteceu numa das vezes que fiz. A quantidade de comida dessa foto dá para umas 5 ou 6 pessoas.

Para a carne:

Joelho de Porco
Óleo
Pimenta do reino moída na hora
Sal
Alho
Louro
Grãos de zimbro
Um boque de ervas (salsa, alecrim, cebolinha)

Tempere o joelho de porco e deixe marinar por algumas horas. Coloque na panela o óleo e frite o joelho até dourar por todos os lados. Acrescente água até cobrir e comece a cozinhar. Acrescente neste momento um boque de ervas, salsa, cebolinha, alecrim. Quando a água secar retire as ervas, doure mais um pouco e cubra novamente de água, doure novamente e assim vá fazendo até o joelho estar cozido e seco. Reserve.

Para as batatas

Batata inglesa descascada ( cuide para que as batatas sejam mais ou menos do mesmo tamanho)

Coloque as batatas na panela em que está o joelho e doure-as. Vá acrescentando a água aos poucos, para que as batatas cozinhem, mas ao mesmo tempo fiquem douradas. Não tem mistério, basta um pouco de paciência. Assim, que elas estiverem douradas e cozidas desligue o fogo. Dever ter ficado um pouco de  molho no fundo da panela, se ficou muito seco coloque um pouco de água e raspe o fundo para fazer o molho. Reserve

Para o Repolho:

Repolho roxo picado finamente
Maçã verde sem casca e picada em cubos
Uva passa
Bacon cortado em cubos
Alho picado
Cebola picada
Oléo
Sal
Pimenta do reino moída na hora

Coloque o óleo numa panela e junte o bacon, deixe fritar um pouco, mas não deixe torrar.
 Junte os demais ingredientes, tampe e se precisar acrescente um pouco de água. Cozinhe até o repolho ficar macio.

Quando o repolho estiver cozido, aqueça a carne e as batas e sirva Na hora de servir eu prefiro separar as batatas da carne. Para acompanhar uma boa cerveja incorpada vai muito bem ou um vinho  e aqui um alemão branco e bem gelado é o ideal.

A história que prometi é a seguinte: encontrei no açougue um dia desses um joelho de porco maravilhoso. Bati o olho e pensei vou levar pra janta. Cheguei em casa, coloquei o joelho pra marinar e fui cuidar das outras coisas. Lá pelas 4 da tarde liguei pra Lígia  jantar com a gente. Ela ficou animada porque gosta muito dessa comida. Fiquei umas 3 horas horas fazendo o bendito joelho, coloquei as batatas e quando estavam quase prontas achei que precisava mais um pouco de óleo para o molho. Após ter passado a tarde me divertindo na cozinha com o tal joelho, o cheiro inundava a casa. Aí a tragédia, o frasco de detergente amarelo na bancada da pia, encostado ao fogão. Não tive dúvidas, quando vi o molho espumava. Estranhei e só então me dei conta...Neste momento a Lígia chegou falando do cheiro da comida e eu muito puto comigo mesmo disse: O joelho de porco virou bacalhau com aspargo e ovo. Mas, no fim de semana seguinte tranquei o detergente embaixo da pia e fiz o Joelho da foto.   





Nenhum comentário:

Postar um comentário