quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Salada de Bacalhau e Legumes




O bacalhau é um ótimo coringa na cozinha, com ele se pode fazer pratos muito simples e rápidos, assim como pratos muito sofisticados. Dentre os mais simples que sei fazer estão o bacalhau mantecato, que já postei aqui, muito cremoso e feito especialmente em Veneza, a outra é o bacalhau com aspargos, também já postado.  Agora a salada que vou postar também é absolutamente simples e rápida, basta ter em casa um pedaço de bacalhau dessalgado e alguns legumes. Assim, a receita depende do que vc tem na geladeira.

Para 4 pessoas

1 pedaço de bacalhau de umas 800 gramas
1 abobrinha cortada em cubos
4 batatas cortadas em fatias não muito finas

1 cenoura cortada em cubos
150 g. de vagem cortadas em pedaços na transversal

Azeitonas pretas
Alcaparras
2 ovos cozidos
Louro 
Salsa bem picada
Pimenta do reino em grão

Comece cozinhando em bastante água com um folha de louro e pimenta do reino em grão. Conte uns 35 minutos depois que começar a ferver. Tire da panela e retire a pele e os espinhos, faça lascas não muito finas.
Cozinhe as batatas na água que vc ferveu o bacalhau.
Enquanto o bacalhau cozinha corte as verduras (que podem ser as que listei ou aquelas que vc tiver em casa. Cozinhe rapidamente no vapor uma por uma, sempre as dente. O segredo é tirar da panela e passar na água fria para interromper o cozimento. Escorra muito bem. 
Quando tudo estiver bem frio monte a salada misturando todos os ingredientes, prove o sal e espalhe pimenta do reino moída na hora. Complete o tempero com uma boa quantidade de azeite. 

Na foto que postei coloquei também folhas e brócolis cozidos e finalizei com tomate cereja cru bem doce e salsinha bem picada. Um bom vinho e um pedaço de pão completam a festa. 

Aqui em casa sempre fico caçando ofertas de bacalhau, compro uma quantidade razoável e dessalgo. Separo as postas e congelo. Assim, sempre temos bacalhau no freezer comprado a bom preço e fácil de ser usado.
Lauzinha, essa receita é pra vc que nos deu essa bela toalha que está na mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário