quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Enrolado de Espinafre com Massa Crocante (Espinafre do Ano Novo)








No post anterior prometi que postaria um enrolado de espinafre com a massa de crostata. Tô cumprindo a promessa, porque promessa é como determinação judicial, primeiro se cumpre depois se discute. Não é mesmo Renan Calheiros? Será que ainda é assim depois do Golpe praticado pelos poderes da república e a mídia para ferrar o Brasil e Brasileiros? O Golpe e o assalto aos nossos direitos deve ter deixado o povo do verde e amarelo e das panelas que só servem pra bater, muito felizes, porque agora todos podem ir pra Miami lavar privada e olhe lá... precisa que exista privada pra lavar em Miami!
Se alguém não gostar do que escrevi e achar que isto é político, concordo plenamente com o julgamento e ofereço o espaço dos comentários para responder, reclamar, sapatear, morder a língua. O Blog é democrático, é um ato em direção ao diálogo, porque considero que cozinhar não é só uma brincadeira, um passa tempo ou como querem alguns, uma terapia. Estes não entendem nada de cozinha. Pra mim cozinhar é um ato político, por três motivos, primeiro porque se põe contra o machismo de homens e mulheres, mas principalmente de homens que consideram cozinhar uma obrigação das mulheres, que a cozinha é lugar das mulheres; segundo porque quem cozinha dialoga com os outros e terceiro porque transforma os machos valentes em seres mais dóceis que sabem que dividir as tarefas de casa não é mérito, mas obrigação. Me dá uma tristeza quando vejo mulheres postando com muito reconhecimento que o marido ajudou lavar a louça. Quem vive há quase quarenta anos com uma mulher autônoma, livre e que tem uma carreira profissional sabe do que estou falando. Ensinamos nossos dois filhos a fazerem as tarefas domésticas e hoje os dois -um auditor da receita em São Paulo e outro arquiteto na INFRAERO - casados, sabem a importância do que aprenderam e o quanto isto ajuda numa relação a dois, embora não se julguem detentores de mérito por isto. Trocar receitas com eles é um forma de reforçar nossos laços. Assim, a vida fica mais fácil e é isto o que importa. Por isto cozinho  e mantenho este blog, dividir receitas é criar e fortalecer vínculos sociais, uma dádiva como diria Mauss.  

A Massa

Use a receita e os procedimentos da massa de crostata da receita anterior.



Para o Recheio
1 maço de espinafre
1 dente de alho
1 ovo cozido
Queijo picado (de preferência mussarela de boa qualidade)
 4 Colheres de parmesão ralado
Noz moscada ralada ( uma colher de chá)
Sal 
Pimenta do Reino moída na hora
Azeite
Manteiga 
Farinha de rosca
Passas de uva (opcional)


Lave o espinafre e coloque numa panela com água fervendo por uns 2 minutos, só para escaldar. Retire da panela e numa escorredeira de macarrão coloque embaixo da torneira com água fria, assim ele não perde a cor. Depois de frio aperte muito bem para retirar toda a água e corte finamente. Aqueça o azeite com o alho picado e refogue o espinafre, junte o sal, a pimenta e noz moscada. Depois de refogado junto o ovo muito bem picado, os queijos e as passas. Prove o tempero. Se quiser que fique mais seco acrescente uma ou duas colheres de farinha de rosca. 


Fazendo o Rolo:


Como expliquei na receita de crostata, a massa deve ser aberta muito fina, um papel transparente é uma boa referência da espessura. 
Derreta a manteiga e pincele em toda a massa, em seguida espalhe uma camada muito fina de farinha de rosca, evite espalhar nas bordas para que não atrapalhe o fechamento das pontas do rolo. (A farinha de rosca tem como função não deixar  a massa umedecer. Espalhe igualmente o recheio sobre  a massa e enrole como um rocambole. Passe manteiga derretida sobre o rolo, e leve para assar em forno quente (190 graus). O tempo de forno é de mais ou menos 40 minutos. Durante o período em que estiver assando, pincele a massa com  manteiga umas duas ou três vezes.

Esta receita pode ser feita com qualquer recheio salgado ou doce. Portanto, o que postei aqui é apenas uma opção. Já fiz com muitos recheios, mas de todos o que mais gosto é o salgado com verduras e folhas e o doce com maçã, passas, nozes e canela. 
Bom proveito Teresa Graff, já que vc gostou do espinafre do Ano Novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário