segunda-feira, 1 de maio de 2017

Cacciuco di Mare






Esta receita é toscana, é a segunda vez que faço e as duas vezes que ficou maravilhosa, a Lu e a Lígia não me deixam mentir. Fiz pra nós no feriado de 21 de abril. Vou postar uma quantidade que dá para umas 5 pessoas.

200 gramas de mexilhão na concha
500 gramas de lula 
500 gramas de camarão grande e sem casca
500 gramas de peixe inteiro (perna de moça, trilha ou postas de pescada amarela ou badejo
3 sapateiras cerradas ao meio
1 pedaço de peixe para caldo
1 cebola grande picada finamente
2 dentes de alho
4 colheres de sopa de azeite
800 gramas de tomate picado e sem pele
10 tomates cereja
1 garrafa de vinho branco seco de boa qualidade
1/3 de uma pimenta dedo de moça sem sementes 
Pimenta do reino moída na hora
1 ramo de sálvia
3 ramos de tomilho
Salsa picada
2 folhas de louro

Numa panela larga refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente o tomate picado e o louro  e continue refogando, acrescente um pouco de água e quando estiver seco.  Junte o pedaço de peixe para caldo, acrescente um copo de vinho e deixe ferver até o peixe ficar cozido. Retire o peixe, limpe a carne dos ossos e volte a carne para o molho. 
Acrescente os mexilhões e mais um copo do vinho.  Acrescente Ferva uns 10 minutos e junte os camarões, a lula e os peixes e a sapateira com a casca para baixo. Acrescente os tomates cerejas inteiros. Prove o sal e coloque os temperos picados e sirva bem quente com pão e um bom vinho. 

Se vc quiser que fique bem perfumado, coloque umas folhas de sálvia,  ramos de salsa e manjericão na fase de cozimento do molho, depois retire. Isto não dispensa os temperos picados.  

  
  

2 comentários:

  1. É uma receita melhor que a outra, Rasia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To treinando para quando certos amigos de infância vierem me visitar. É um povo que mora no interior de São Paulo, um trabalha na UNESP e as outras na Unicamp.

      Excluir