sexta-feira, 6 de abril de 2012

Porro Sal (Alho Porró com Batata)



Esta receita de alho porró com batata é incrivelmente simples e deliciosa. Aprendi com uma amiga espanhola, Carmen Granero que trabalhou comigo em Ijuí. Sempre dizia que não gostava de cozinhar, mas  sabia apreciar uma comida boa e simples. Hoje está morando em Múrcia, comendo tapas e com certeza esse porro sal. Aliás, a cozinha espanhola tem coisas maravilhosas e super simples, nada de faça isto e reserve, junte aquele outro e reserve. Já comi muita coisa excelente na Espanha feita de forma simples e com ingredientes simples também. Aliás, comida boa tem que valorizar os ingredientes fundamentais e não escondê-los sob camadas de creme ou transformá-los em espuma que dispensem o uso dos dentes. Mastigar, pra mim,  é fundamental para sentirmos o sabor das coisas.

Alho porró cortado em toras
Bata inglesa em pedaços
Azeite de oliva, 
Pimenta do reino quebrada
Sal
Água

Junte todos os ingredientes numa panel, sendo o alho porró e batata meio a meio. Deixe ferver até os legumes ficarem cozidos. Não é necessário muita água, vá colocando aos poucos. Fica ótimo para acompanhar uma carne assada ou para comer puro. Aí aconselho a deixar um pouco de caldo no fundo da panela.
Em casa a gente faz também uma sopa a partir do porro sal. Cozinhamos com bastante água para fazer um caldo  e quando está quase pronto juntamos cogumelos frescos picados. Faça um ou outro e depois me diga se não é simples fazer uma comidinha deliciosa. Só lembro, a qualidade do azeite é fundamental e recomendo seja generoso com o azeite neste prato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário