domingo, 15 de abril de 2012

Salada de Batata com Endivias




Hoje fiz o almoço, coisa muito simples, pra mim e pra Iara. Um frango assado com sal e pimenta e uma salada de batata com endivias. Não vou postar a receita do frango porque as fotos não ficaram apresentáveis. Aliás fotografar frango assado é um negócio muito feio, chega as coxas e sobrecoxas que a gente tem que aturar nos comerciais de supermercado na TV, acompanhadas da clássica folha de alface e um tomate. Mas às vezes elas são criativas, sobre a tábua de carne duas coxas de frango, uma folha de alface e uma cebola kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!! 

4 batatas cortadas em cubo
1 cabeça de endivias
Um punhado de azeitonas pretas portuguesas (aquelas pequenas)
Uma cebola média cortada em fatias finas
Azeite de oliva
1 colher de chá de alcaparras
Vinagre branco
Tiras de pimentão vermelho e amarelo
Sal
Pimenta moída
Cheiro verde

Descasque as batatas, corte em cubos e cozinhe em água e sal. Deixe esfriar. Desfaça a cabeça de endivias. Faça tiras finas com os pimentões (eu sempre descasco o pimentão com uma faca bem afiada, digere super bem). Junte numa travessa funda as batatas, as tiras de pimentão, a azeitona, as alcaparras e a cebola em fatias. Regue com um bom azeite de oliva e pouco, bem pouco vinagre para que a salada não fique azeda. Misture. Prove o sal e deixe descansar.
Na hora de montar a salada prove o tempero. Coloque a mistura de batatas no centro de um prato raso, em volta as folhas de endivias. Polvilhe com pimenta do reino moída e cheiro verde (salsa e cebolinha) picado com a tesoura. Regue com mais um pouco de azeite.

Esta salada é bem clássica, mas a novidade tá nas folhas de endivia e nas alcaparras. Esta novidade foi porque tanto as endivias estavam na geladeira, as azeitonas tinha sobrado da bacalhoada da sexta-feira santa e o vidro de alcaparras tava no fim, por isto só uma colher de chá. Com o frango assado com sal e pimenta, que minha mãe fazia, e que consegui re-editar fica, uma beleza. Nada mais fácil para um almoço de domingo. Meia hora no máximo, não 15 minutos. Quando fizer o frango de novo posto a receita aqui,.


Nenhum comentário:

Postar um comentário