sexta-feira, 6 de abril de 2012

Risoto de Abóbora com Carne Seca






Este risoto é um dos risotos mais simples que sei fazer. Qualquer livro  de receitas que se preze publica uma receita de risoto com carne seca. Esta aqui não é muito diferente, mas é muito simpels, como qualquer outra e mais simples do que qualquer risoto, pois não precisa fazer caldo com antecedência, leva o caldo do cozimento da carne seca.

2 xícaras de arroz arbóreo (ou cateto)
400 gramas de carne seca dessalgada
200 gramas de abóbora picada em cubos pequenos
1 cebola média picada
1 copo de vinho branco seco
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Pimenta do reino moída

De véspera corte a carne seca em cubos e deixe de molho, trocando a água várias vezes. No dia seguinte de uma escaldada na carne e jogue fora esta água. cozinhe até ficar macia e que possa ser desfiada. Deixe a carne esfriar e desfie. Guarde o caldo para cozinhar o risoto.  Numa panela refogue a carne com parte da cebola picada, um pouco de manteiga ou azeite, um dente de alho e pimenta  moída. Se não ficou raspa queimada, junte o restante da cebola  e do azeite, dê uma murchada, acrescente o arroz. Frite uns três minutos. Prove o sal do caldo do cozimento da carne, se estiver muito salgado dilua o caldo com um pouco de água quente e vá colocando aos poucos no risoto, mexendo sempre.  Uns dez minutos antes do arroz ficar pronto e nesse momento junte os cubos de abóbora. Quando o risoto estiver al dente, misture uma colher de sopa de requeijão cremoso ou manteiga e misture bem. Sirva com um bom parmesão ralado ou um queijo de qualho curado, daqueles que a gente acha no mercado público de Aracaju. Não se esqueça de um vinho tinto encorpado. Simples, não? 

Quem não quiser ter o trabalho de dessalgar a carne pode comprar em supermercado carne desfiada pronta pra uso. Aí é bom retificar o tempero para dar uma suavizada, de uma fervida na carne para fazer o caldo. Retire a carne, refogue normalmente e faça o risoto.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário