sábado, 2 de junho de 2012

Pudim de Amêndoa


Há muito tempo não fazia esta receita, aliás não gosto muito de fazer receita de sobremesa, tem que ser tudo muito calculado, um pouquinho a mais de açúcar, uns graus a mais na temperatura do forno, um pouco mais de leite ou água põe tudo a perder. Mas, às vezes tem que fazer um docinho, até porque sou louco com doces. Esta receita é simples, mas tem que ser seguida à risca.

200 gramas de açúcar
1 xícara de água
150 gramas de amêndoas 
6 gemas
Baunilha opcional
1 Colher de sopa de manteiga

Com o a água e o açúcar faça uma calda bem grossa (ponto de fio). Desligue o fogo e misture a colher de manteiga. Mexa bem. Enquanto a calda esfria triture as amêndoas no liquidificador. (faça uma farinha). Na calda já fria misture as gemas, mexendo bem e a amêndoa triturada. Unte uma forma de pudim com manteiga e ponha no forno quente em banho maria, por mais ou menos uma hora. Depois de pronto deixe o pudim amornar, solte das parede da forma e desenforme.

Fácil, não? Pois é numa hora e quinze minutos este pudim está pronto, considerando o tempo de forno claro. Esta receita dá um pudim que serve tranquilamente 4 pessoas. Deixe o pudim ficar bem frio antes de servir. Nada de servir quente que vai ser um horror. 

3 comentários:

  1. Fiz o pudim sábado passado. É delicioso, porém não consegui desenformar nem a pau. Será que falhei em quê? Na calda?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Lia,
    Já fiz várias vezes esse pudim e nunca tive problema para desenformar. Normalmente desenformo como outro pudim qualquer. Passo uma faca nas paredes da forma e dou umas giradas na forma e dá certo. Que pena, pois isso é muito chato quando acontece. Abc.

    ResponderExcluir
  3. Às vêzes acontece isso comigo também,mas se a forma for de alumínio é só passar ligeiramente pela chama do fogão que descola facilmente.Também já quebrei muitos pudins,mas agora sou mais esperta...rsss....
    Abços

    ResponderExcluir