sábado, 14 de agosto de 2010

Batata Palha

Vou postar aqui a receita da única batata frita que consigo fazer. Um dia desses, um amigo comeu essa batata em um jantar em casa e ficou torrando que queria a receita. Expliquei pra ele umas 20 vezes como se faz. Claro que ele já tinha bebido vinho demais...eu bocó explicando. Se você tiver bebido deixe pra ler esta receita outra hora. Não é mesmo Rodrigo?
Vai lá:

Bata inglesa descacada e ralada no processador ou no ralador
Óleo para fritar
Muita água para lavar a batata

Depois da batata ralada, coloque num escorredor de massa e lave muito bem, mas muito bem mesmo. A água que sai pelos furos do escorredor tem que estar tão transparente quanto a da torneira. Não tenha pena de gastar água. Nessa hora não pense no planeta e muito menos na conta de água (não é tanto assim, quem cozinha gosta de exagerar um pouco).
Espalhe as batatas sobre um pano de prato e seque.
Esquente o óleo numa panela (tem gente que prefere frigideira) e coloque os punhados de batata. Elas vão começar a fritar e vão grudar uma na outra. Não se apavore, pege um garfo e separe. Deixe ficarem douradas, cuidando para não queimar. Enquanto as batatas fritam fique de olho, nem pense em fazer outra coisa. Depois de fritas vá tire e colocando num prato  forrado com papel.  Mais batata pra fritar. Tudo igual (vai grudar etc...) Antes de retirar a porção que está fritando,  passe as que estão fritas para um outro recipiente  e assim por diante. 
Sal só na hora que for comer, antes disso o sal pode umedecer a batata. 
Não tem coisa mais fácil do que fazer batata palha, precisa só de um pouco de paciência! Depois que você comer esta batata, nunca mais vai querer batata palha de pacotinho.

Um comentário:

  1. Essa é a melhor batata palha que existe. Nem em restaurante você encontra uma igual a essa.

    ResponderExcluir