domingo, 8 de agosto de 2010

Ravioli com dois recheios

Ravioli com Dois Recheios (Recheio de ricota e casca de limão + ravioli com beringela)


Cozinha funciona bem quando a gente não tem medo de errar nem de acertar, por isso considero  as porções dos ingredientes ou  medidas irrelevantes, na maioria do casos. Imaginação, intuição e sensibilidade para com as texturas, os sabores e os cheiros são fundamentais. E definem muito o resultado. A receita se inventa e se reinventa. Fazer é também criar.  Trabalhar atento a isto é a melhor forma de achar o ponto da massa, do molho, do recheio. Passo a passo não serve, cozinha  é brincara com um tipo muito especial de brinquedo. Talvez o mais lúdico de todos os jogos e, porque não ,  um  dos mais delicados.
Ravioli na minha vida sempre foi uma coisa muito presente, preparados em geral no sábado à noite , eram comidos no almoço de domingo. Pela manhã não dava tempo de fazer, por que tinha missa e todos tinham que ir. Era muito comum em minha casa ravioli recheado de carne, que um dia desses passo a receita. Aqui vão duas recitas para um bom almoço ou jantar com amigos, principalmente como a Raca que é vegetariana. 

Massa do Ravioli

Farinha de trigo
ovo 
um pouco de óleo (muito pouco só para alisar a massa)
água se for preciso 
Misturar tudo e deixar a massa com a consistencia para ser aberta à mão com um rolo ou com uma garrafa de vinho (vazia é claro) ou então com máquina.

Recheio de Berinjela

Tostar a berinjela na chama e raspar o miolo num prato fundo ou travessa. Sal, pimenta a gosto e um pouco de manjericão. Misturar tudo  e está pronto o recheio.

Recheio de ricota  e casca de limão

Ricota passada na peneira
Casca de limão ralada
óleo de oliva
Pimenta do reino e sal a gosto
Amassar tudo num prato fundo ou travessa. Misture tudo e está pronto o recheio.

Monte os raviolis usando metade da massa para cada recheio.
Cozinhe al dente.

Molho de Tomate Cereja (ou bolinha ou rasteiro)

O molho é de uma simplicidade francisana: óleo de oliva, um pouco de manteiga, tomate cereja ou bolinha (aqueles rasteiros) corte uma cruz numa das pontas do tomate (não corte os tomates em cruz, que aí estraga o tomate e o molho). Numa panela funda com o azeite bem quente de um tombo nos tomates e acrescente um pouco, bem pouco da água do cozimento. 
Despeje o molho nos raviolis e monte o prato para que fique naturalmente bonito. Não deixe que a vontade de enfeitar retire a simplicidade da comida. 
Use um bom queijo  ralado. (No Rio Grande do Sul tem um queijo artesanal, chamado Gaucho Preto, especialíssimo para acompanhar esta comida de mãe. E vinho, bom um vinho...

Um comentário:

  1. Que privilégio tive de poder jantar esses raviolis! Nada melhor do que um bom prato e a companhia dos amigos! Beijos da Raca

    ResponderExcluir