sábado, 14 de abril de 2012

Empadinha de Boteco



Esta empadinha é coisa muito fina. Quem me passou foi minha cunhada Beatriz, mineira de Diamantina, mas que há muitos anos mora em Elói Mendes, no sul de Minas. Beatriz, além de médica é uma cozinheira e costureira das melhores. Um tempero inigualável, mineiro no cheiro e no sabor (que lugar comum, pra falar de um tempero único). Quem come a comida que ela faz nunca mais esquece.
Esta empadinha ele fez no Carnaval, pra comemorar o aniversário da Iara.

A massa

1 kg de farinha de trigo
500 gramas de gordura hidrogenada
1 colher de sopa de sal
350 ml de guarana
1 gema de ovo

Misture a gordura com a farinha de trigo até a gordura sumir. Acrescente o sal. Dissolva a gema no guaraná, mistere na massa e amasse bem. Abrir com rolo e colocar nas forminhas.

 O recheio 
1kg de camarão
1/2 litro de leite
3 tomates
3 colheres de azeite de oliva
Alho
Cheiro verde
Pimenta 
3 colheres de maizena
Faça o molho com o azeite, os tomates o alho e pimenta (malagueta ou comari ou tabasco). Junte o leite, quando ferver e o camarão, engrosse com a maizena dissolvida ná agua. Cozinhe por 3 minutos aproximadamente, mexendo sempre. Deixe esfriar, distribua na forminhas e asse em fogo médio (180/190 graus).

Se você não tem paciência de fazer empadinhas, pode fazer um empadão. Não se assuste com o uso do guaraná, não foi erro de digitação. É guaraná mesmo e faz toda a diferença. Não se esqueça que é comida de boteco e em Minas a tradição dessas comidas é de uma  riqueza incrível. Fá com fé que você não vai se arrepender. Se não acreditar que uma beleza essa empada pergunte ao Leo e a Áurea.


Um comentário:

  1. queria saber se essa empada, a massa , fica tipo esfarelando? pergunto porque não estou achando uma boa receita de empada, essas que levam creme de leite ficam muito ruins.

    ResponderExcluir