sábado, 28 de agosto de 2010

Galinha na Panela de Barro ou Galinha na Púcura

 



Esta receita tirei há muito tempo, mais de 20 anos de um caderno do acúcar  união. Quando li em casa e disse que ia fazer, todo mundo falou que não daria certo. Misturar vinho com conhaque e extrato de tomate, deve ser horrível! Pois bem, a receita ficou tão ruim que até hoje frequenta nossa mesa. 

Coxa e sobre-coxa de frango
Fatias de bacon
Cebolas pequenas
Uva passa branca e preta
Vinho tinto
Vinho branco
Conhaque ( a quantidade de conhaque deve corresponder a quantidade de um dos vinhos)
Extrato de tomate
Sal e pimenta do reino.
(As proporções ficam a critério de cada um, com seu bom senso, o que é importante é que os vinhos sejam secos e que o molho cubra a carne).

Tempere o frango como de costume.
Numa panela (eu uso de cerâmica ou de Pedra) espalhe as fatias de bacon, o frango, as passas e as cebolas. Pode fazer isto em camadas.
Misture os vinhos, o conhaque e o extrato de tomate e coloque para ferver.
Jogue sobre o frango e leve a panela para o forno quente para cozinhar.
Deixe o molho apurar, prove o sal e sirva. Eu costuno serva com arroz branco e batata palha. Mas você pode servir com seu acompanhamento preferido desde que não seja macarrão, polenta, batata cozida...ou seja, o bom mesmo é com arroz branco.

Uma vez fiz esta galinha para a Rosa Helena que estava de aniversário e tínhamos convidados. Ela estava aqui fazendo Pós-doutorado. De repente a panela rachou. Aí foi um tendéu, o molho escorrendo pelo forno, descendo pelo balcão e a Rosa gritava desesperada: a galinha! a galinha!
Calma Rosa, a gente dá um jeito, faz outro molho. Clarice que nunca tinha comido gostou muito e Lígia matou a saudade.

3 comentários:

  1. Essa eu ainda não comi. Deve ser uma maravilha! Mas você falou no conhaque que ficou esquecido na lista dos ingredientes... Acho que é tão gostosa que nem deu tempo de a Iara fazer a foto, né? Bjs. LALAU

    ResponderExcluir
  2. Lalau,
    obrigado pela observação. Vou postar uma receita de arroz doce que a Iara faz e com certeza é o melhor arroz doce que alguém pode fazer. Qaundo fizer a galinha tiro a Iara fotogra e a gente posta.
    bj, Rasia

    ResponderExcluir
  3. Vi a receita do arroz doce e deu água na boca! Mas só posso fazer quando tiver visita ou vou virar uma bola de gorda!!!

    ResponderExcluir